-
Arquitetos: Aguirre Arquitetura
- Área: 425 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Leonardo Finotti
-
Fabricantes: Artefacto, AutoDesk, Bontempo, Casa Decor, Dpot, Fatte Casa, Lukp, Marmomax, Morani Decor, Tecline, Trimble Navigation, iluminar
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada para atender as necessidades dos moradores de contemplar a natureza dentro de um condomínio fechado na cidade de Uberlândia-MG, a casa Malu se organiza em um único pavimento interligada a dois jardins internos, que promovem uma ligação forte entre os espaços de convívio e o paisagismo. Esses jardins desempenham papel estruturador do projeto interligado ao espaço social para criar um espaço amplo e fluido.
Trazer o paisagismo como protagonista permitiu uma setorização bem definida entre os espaços íntimos e sociais através de um programa funcional e a integração com o verde da entrada da casa até os espaços íntimos, convidando o usuário a contemplar o verde durante o percurso até o interior da residência.
O projeto buscou trazer espécies tropicais compondo um maciço vegetal mais denso e árvores com copas que através das sombras favorecem o microclima do local, tornando os espaços mais confortáveis e arejados. A posição dos jardins permitiu uma maior iluminação natural e uma ventilação cruzada aos ambientes sociais.
Construída em um terreno de esquina suas fachadas são marcadas pela contraposição entre o monobloco de tijolinho com os planos horizontais da cobertura. O uso do tijolinho se junta aos painéis de madeira e ao mobiliário para trazer sensação de aconchego à proposta minimalista do projeto.